"O saber "entra"
pelos sentidos e não somente pelo intelecto".
( Frei Betto )
Conteúdo: Operações matemáticas
Ano de ensino: 4º ano
Tema: Supermercado
Objetivo: Relacionar a quantidade monetária
com os números.
Material: Folha sulfite, lápis, borracha, pranchetas,
material dourado.
Atividade motivacional:
Expor a atividade proposta, em que os alunos visitarão
um supermercado e em outros dias montarão um supermercado.
Encaminhamento metodológico:
Iniciar designando algumas tarefas para grupos
de dois alunos. Cada grupo deverá anotar em uma folha o preço de determinados
itens já pré-estabelecidos.
Ao retornarem para a sala de aula, os alunos deverão socializar os conhecimentos, verificar a diferença existente de preço entre produtos de marcas diferentes (quantos reais a mais, quantos a menos).
Os alunos também deverão fazer uma lista de compras e calcularem quanto gastariam com os produtos escolhidos. Por exemplo:
Junior comprou 3 quilos de arroz, 2 quilos de feijão e 1 quilo de açúcar. Qual foi o total de sua compra?
Em seguida, os alunos deverão "pagar" a sua compra e verificar qual o troco recebido. Por exemplo:
Júnior pagou a sua compra com uma nota de 50 reais. Quanto ele recebeu de troco?
O professor solicita, como atividade de casa, que os alunos tragam embalagens vazias para montarem um supermercado na sala de aula. Os alunos deverão etiquetar as embalagens baseados nos preços que eles pesquisaram no supermercado.
Essa atividade foi realizada com os meus alunos do 4º ano, apesar de ter sido bastante desafiadora, pois não é fácil andar com os alunos pela rua, foi muito produtiva porque os alunos se envolveram muito e aprenderam bastante, utilizando a matemática do dia a dia.
Abraços
Susana Sol
Owner do Grupo Professores Solidários
Nenhum comentário:
Postar um comentário