OBJETIVOS:
- Resolver situações problemas envolvendo o cálculo
de áreas.
- Levar o aluno a compreender o que é um metro
quadrado e sua inutilidade.
- Despertar no aluno, através de situações reais, a
noção de espaço.
CONTEÚDOS: Contagem,
multiplicação, geometria, cálculo de áreas;
TEMPO ESTIMADO: Duas aulas
MATERIAL NECESSÁRIO: Fita
métrica, giz, papel, lápis e borracha.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
Organize as carteiras dos alunos
em sala de aula na forma de um semicírculo e peça que eles deem suas opiniões a
respeito do seguinte problema: “Como o Corpo de Bombeiros consegue determinar
quantas pessoas estão num show ou manifestação pública em um estádio ou praça
sem fazer a contagem?” Observe as respostas dos alunos, fazendo possíveis
intervenções, aguçando a percepção da noção de espaço.
2ª Etapa
Depois do diálogo, proponha aos
alunos a seguinte resposta: Para saber como isso acontece, basta determinar
quantas pessoas cabem em 1m.
Utilizando um giz, desenhe um
metro quadrado no piso da sua classe e peça para que os alunos entrem dentro
dele. E conte quantos alunos cabem em 1m, observando:
- Que as pessoas não fiquem muito
próximas: _____
- Que esteja bem cheio, ou seja,
coloque o maior número de alunos, porém não deixe muito apertado; dê condições
para que as pessoas fiquem com conforto: _____
3ª Etapa
Lance a seguinte situação
problema: se for feita uma festa junina ou outra atividade na quadra da sua
escola, quantos alunos caberiam? (Se sua escola não tiver quadra de esporte,
escolha a que você construir na situação problema).
Divida os alunos em 2 grupos e os
leve para a quadra da sua escola. Utilizando de uma fita métrica peça para um
grupo medir o comprimento da quadra e o outro medir a largura. Retornando para
a sala de aula peça que cada aluno calcule a área da quadra.
Utilizando da contagem de alunos
que cabem em 1m, peça que determinem as possíveis soluções da situação
problema.
Esse é o mesmo procedimento
utilizado pelo Corpo de Bombeiros para determinar a quantidade de pessoas em
grandes reuniões.
AVALIAÇÃO
Proponha aos alunos a seguinte
situação: Medindo o comprimento e a largura da praça do bairro onde você mora e
calculando sua área, quantas pessoas caberiam nesta praça caso houvesse ali uma
apresentação artística?
Peça para os alunos trazerem os
registros e uma foto da praça do bairro onde moram. Monte um mural e faça uma
exposição dos trabalhos.
muito boa esta atividade, gostaria de me inscrever neste grupo sou professora de matemática, do quinto ano. Sera possível!
ResponderExcluir