Vamos medir comprimentos
Durante muito tempo, o homem usou partes de seu corpo( o pé, a mão, o braço, os dedos) para medir comprimentos. Com o tempo, o aumento de intercâmbio entre os povos e a necessidade de medir distâncias muito grandes fizeram com que o homem procurasse padronizar as unidades então utilizadas. Assim, há aproximadamente 200 anos surgiu o sistema métrico decimal, cuja unidade padrão é o metro . Esse sistema passou ser utilizado em praticamente todos os países, facilitando cada vez mais a comunicação e a relação entre os povos.
No Brasil, como na maioria dos países usamos a unidade fundamental para medir comprimentos , que é o metro, que abrevia-se m.
Além do metro, há outras unidades para medir comprimentos:
Atividades:
1- Complete as sentenças, usando o símbolo da unidade mais adequada:
a)O comprimento da capa do seu livro de matemática é 27___.
b)O pico da Neblina , o mais alto do Brasil, tem 3.014 ____.
c)O comprimento do quadro da nossa sala é de 4____.
2-vamos expressar
a) 3,2 Km em m._________ b) 5 hm em m.____________
c) 7,32 m em cm.________ d) 0,46 m em mm_________
e) 500cm em m._________ f) 350mm em m.__________
3-Problemas:
a) Um ciclista percorre 4,5 Km em 1 hora. Qual a distância, em m , que esse ciclista vai percorrer em 3 horas?
b)Uma peça de fazenda tem 6,24 de comprimento. Quantos retalhos de 48 cm de comprimento cada um poderão ser feitos com essa peça?
d)A distância da minha casa até a escola onde estudo é 1,8 Km. Dessa distância, 2/5 eu percorro a pé. Quantos m eu ando a pé?
e)A distância entre duas cidades é de 10,5 Km. Um carro já percorreu 6.550 m. Quantos km ainda faltam para ele percorrer?
f)Numa corrida de fórmula 1, cada volta tem 4.008 m. Se a corrida tiver 72 voltas, qual será o percurso total desta corrida. Em Km?
g)Um rolo de barbante tem 6,3 m de comprimento. Se você dividir esse rolo em 5 pedaços de mesmo comprimento, qual será, em cm, o comprimento de cada pedaço?
Vamos medir superfícies
Quando vamos comprar uma casa, temos que saber qual a área construída da casa; quando vamos fazer uma plantação, temos que saber qual a área do terreno disponível para tal; para pintar uma sala, necessitamos saber a área a ser pintada para podermos comprar a tinta.
Nessas e em muitas situações necessitamos medir superfícies. A essas medida chamamos área da superfície. Nesta unidade veremos um pouco como medir essas superfícies.
Atividades
1- A figura seguinte corresponde ao andar superior de uma casa. Nessas condições, calcule o que se pede:
Área do 1º dormitório:_____________________
Área do 2º dormitório:_____________________
Área do 3 º dormitório:_____________________
Área do corredor:_________________________
Área do banheiro:_________________________
Área total:_______________________________
2-Qual é a área de um terreno que tem 22,5 m de frente por 37,8 m de fundos?
3-Um triângulo tem 37 cm de base e 25 cm de altura. Calcule a área desse triângulo?
4- o lado de um quadrado mede 2,4m. Qual é a área deste quadrado?
Contribuição de Sandra Pizolito
No Brasil, como na maioria dos países usamos a unidade fundamental para medir comprimentos , que é o metro, que abrevia-se m.
Além do metro, há outras unidades para medir comprimentos:
| Unidade | abreviatura | valor |
Múltiplos | Quilômetro Hectômetro decâmetro | Km Hm Dam | 1.000m 100m 10m |
Unidade fundamental | metro | m | 1m |
submúltiplos | Decímetro Centímetro milímetro | Dm Cm mm | 0,1m 0,01m 0,001m |
Atividades:
1- Complete as sentenças, usando o símbolo da unidade mais adequada:
a)O comprimento da capa do seu livro de matemática é 27___.
b)O pico da Neblina , o mais alto do Brasil, tem 3.014 ____.
c)O comprimento do quadro da nossa sala é de 4____.
2-vamos expressar
a) 3,2 Km em m._________ b) 5 hm em m.____________
c) 7,32 m em cm.________ d) 0,46 m em mm_________
e) 500cm em m._________ f) 350mm em m.__________
3-Problemas:
a) Um ciclista percorre 4,5 Km em 1 hora. Qual a distância, em m , que esse ciclista vai percorrer em 3 horas?
b)Uma peça de fazenda tem 6,24 de comprimento. Quantos retalhos de 48 cm de comprimento cada um poderão ser feitos com essa peça?
d)A distância da minha casa até a escola onde estudo é 1,8 Km. Dessa distância, 2/5 eu percorro a pé. Quantos m eu ando a pé?
e)A distância entre duas cidades é de 10,5 Km. Um carro já percorreu 6.550 m. Quantos km ainda faltam para ele percorrer?
f)Numa corrida de fórmula 1, cada volta tem 4.008 m. Se a corrida tiver 72 voltas, qual será o percurso total desta corrida. Em Km?
g)Um rolo de barbante tem 6,3 m de comprimento. Se você dividir esse rolo em 5 pedaços de mesmo comprimento, qual será, em cm, o comprimento de cada pedaço?
Vamos medir superfícies
Quando vamos comprar uma casa, temos que saber qual a área construída da casa; quando vamos fazer uma plantação, temos que saber qual a área do terreno disponível para tal; para pintar uma sala, necessitamos saber a área a ser pintada para podermos comprar a tinta.
Nessas e em muitas situações necessitamos medir superfícies. A essas medida chamamos área da superfície. Nesta unidade veremos um pouco como medir essas superfícies.
Atividades
1- A figura seguinte corresponde ao andar superior de uma casa. Nessas condições, calcule o que se pede:
3º dormitório
3m
| 7 m de corredor |
1º dormitório
4m | ||
banheiro
2m |
|
2ª dormitório
3m |
Área do 1º dormitório:_____________________
Área do 2º dormitório:_____________________
Área do 3 º dormitório:_____________________
Área do corredor:_________________________
Área do banheiro:_________________________
Área total:_______________________________
2-Qual é a área de um terreno que tem 22,5 m de frente por 37,8 m de fundos?
3-Um triângulo tem 37 cm de base e 25 cm de altura. Calcule a área desse triângulo?
4- o lado de um quadrado mede 2,4m. Qual é a área deste quadrado?
Contribuição de Sandra Pizolito
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