quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CALCULANDO ÁREAS


OBJETIVOS:
  • Resolver situações problemas envolvendo o cálculo de áreas.
  • Levar o aluno a compreender o que é um metro quadrado e sua inutilidade.
  • Despertar no aluno, através de situações reais, a noção de espaço.

CONTEÚDOS: Contagem, multiplicação, geometria, cálculo de áreas;

TEMPO ESTIMADO: Duas aulas

MATERIAL NECESSÁRIO: Fita métrica, giz, papel, lápis e borracha.

DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
Organize as carteiras dos alunos em sala de aula na forma de um semicírculo e peça que eles deem suas opiniões a respeito do seguinte problema: “Como o Corpo de Bombeiros consegue determinar quantas pessoas estão num show ou manifestação pública em um estádio ou praça sem fazer a contagem?” Observe as respostas dos alunos, fazendo possíveis intervenções, aguçando a percepção da noção de espaço.

2ª Etapa
Depois do diálogo, proponha aos alunos a seguinte resposta: Para saber como isso acontece, basta determinar quantas pessoas cabem em 1m.
Utilizando um giz, desenhe um metro quadrado no piso da sua classe e peça para que os alunos entrem dentro dele. E conte quantos alunos cabem em 1m, observando:
- Que as pessoas não fiquem muito próximas: _____
- Que esteja bem cheio, ou seja, coloque o maior número de alunos, porém não deixe muito apertado; dê condições para que as pessoas fiquem com conforto: _____

3ª Etapa
Lance a seguinte situação problema: se for feita uma festa junina ou outra atividade na quadra da sua escola, quantos alunos caberiam? (Se sua escola não tiver quadra de esporte, escolha a que você construir na situação problema).
Divida os alunos em 2 grupos e os leve para a quadra da sua escola. Utilizando de uma fita métrica peça para um grupo medir o comprimento da quadra e o outro medir a largura. Retornando para a sala de aula peça que cada aluno calcule a área da quadra.
Utilizando da contagem de alunos que cabem em 1m, peça que determinem as possíveis soluções da situação problema.
Esse é o mesmo procedimento utilizado pelo Corpo de Bombeiros para determinar a quantidade de pessoas em grandes reuniões.

AVALIAÇÃO
Proponha aos alunos a seguinte situação: Medindo o comprimento e a largura da praça do bairro onde você mora e calculando sua área, quantas pessoas caberiam nesta praça caso houvesse ali uma apresentação artística?
Peça para os alunos trazerem os registros e uma foto da praça do bairro onde moram. Monte um mural e faça uma exposição dos trabalhos.

Um comentário:

  1. muito boa esta atividade, gostaria de me inscrever neste grupo sou professora de matemática, do quinto ano. Sera possível!

    ResponderExcluir