quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Desafio à cuca!




Andréa, Roberto, Vera e Marcelo fazem natação duas vezes por semana. Sigas as dicas para descobrir o sobrenome (Silva, Souza, Mendes e Bravo) de cada um deles e os dias da semana (2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira) em que fazem natação.
a)Um dos meninos vai à natação às 2ª e 4ª feiras e seu sobrenome é Mendes.
b)A menina de sobrenome Silva vai à natação as 3ª e 5ª feiras.
c)O menino que tem o sobrenome Souza não vai à natação às 2ª, 4ª e 5ª feiras.
d)Andréa não vai a natação as 2ª, 4ª e 6ª feiras.
e)O sobrenome de Roberto não é Souza.
f)Vera, cujo sobrenome não é Silva, vai a natação às 2ª e 5ª feiras.





CALCULANDO ÁREAS


OBJETIVOS:
  • Resolver situações problemas envolvendo o cálculo de áreas.
  • Levar o aluno a compreender o que é um metro quadrado e sua inutilidade.
  • Despertar no aluno, através de situações reais, a noção de espaço.

CONTEÚDOS: Contagem, multiplicação, geometria, cálculo de áreas;

TEMPO ESTIMADO: Duas aulas

MATERIAL NECESSÁRIO: Fita métrica, giz, papel, lápis e borracha.

DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
Organize as carteiras dos alunos em sala de aula na forma de um semicírculo e peça que eles deem suas opiniões a respeito do seguinte problema: “Como o Corpo de Bombeiros consegue determinar quantas pessoas estão num show ou manifestação pública em um estádio ou praça sem fazer a contagem?” Observe as respostas dos alunos, fazendo possíveis intervenções, aguçando a percepção da noção de espaço.

2ª Etapa
Depois do diálogo, proponha aos alunos a seguinte resposta: Para saber como isso acontece, basta determinar quantas pessoas cabem em 1m.
Utilizando um giz, desenhe um metro quadrado no piso da sua classe e peça para que os alunos entrem dentro dele. E conte quantos alunos cabem em 1m, observando:
- Que as pessoas não fiquem muito próximas: _____
- Que esteja bem cheio, ou seja, coloque o maior número de alunos, porém não deixe muito apertado; dê condições para que as pessoas fiquem com conforto: _____

3ª Etapa
Lance a seguinte situação problema: se for feita uma festa junina ou outra atividade na quadra da sua escola, quantos alunos caberiam? (Se sua escola não tiver quadra de esporte, escolha a que você construir na situação problema).
Divida os alunos em 2 grupos e os leve para a quadra da sua escola. Utilizando de uma fita métrica peça para um grupo medir o comprimento da quadra e o outro medir a largura. Retornando para a sala de aula peça que cada aluno calcule a área da quadra.
Utilizando da contagem de alunos que cabem em 1m, peça que determinem as possíveis soluções da situação problema.
Esse é o mesmo procedimento utilizado pelo Corpo de Bombeiros para determinar a quantidade de pessoas em grandes reuniões.

AVALIAÇÃO
Proponha aos alunos a seguinte situação: Medindo o comprimento e a largura da praça do bairro onde você mora e calculando sua área, quantas pessoas caberiam nesta praça caso houvesse ali uma apresentação artística?
Peça para os alunos trazerem os registros e uma foto da praça do bairro onde moram. Monte um mural e faça uma exposição dos trabalhos.

Área de figuras planas


Veja como Juliana fez para encontrar a área total da figura abaixo.

Nesse retângulo há 6 colunas com 3 quadradinhos cada uma. Para encontrar o número de quadradinhos desse retângulo, podemos calcular:   6 x 3 = 18

Dessa forma, verificamos que, em um retângulo com 6 cm de comprimento por 3 cm de largura, cabem 18 quadradinhos com 1 cm2, isto é, sua área é de 18 cm2.